Laboratório de solos

Caracterização completa

O ensaio laboratorial de caracterização mecânica dos solos constituem um dos componentes de grande relevância na engenharia geotécnica. Estudos mais detalhados para caracterizar o comportamento tensão-deformação dos solos contribuem para um dimensionamento mais racional das obras a serem realizadas.

  • Limite de Liquidez (LL)
  • Limite de Plasticidade (LP)
  • Massa específica do solo
  • Análise granulométrica do solo
  • Ensaio de peneiramento
  • Ensaio de Sedimentação
  • Compactação
  • Proctor (Normal, Intermediário ou Modificado)
  • Ensaio de Suporte Califórnia
  • Ensaio de compressão triaxial
Solicitar Orçamento
Laboratório de solos

CBR (California Bearing Ratio) ou ensaio ISC (Índice de suporte Califórnia)

O ensaio CBR (California Bearing Ratio) ou ensaio ISC (Índice de suporte Califórnia) consiste em um método para avaliar a resistência do solo à penetração de um cilindro padronizado com relação à penetração em uma brita padrão, ou seja, compara as propriedades mecânicas deste solo a uma brita padrão.

O método do CBR consiste na obtenção da resistência de suporte de um solo, ou seja, mede a resistência do solo quanto ao cisalhamento. Com o valor obtido no ensaio de CBR será feito uma relação com o IG (Índice de Grupo), que resultará no IS (Índice de Suporte), valor este que sofrerá uma correção.

Solicitar Orçamento
CBR (California Bearing Ratio) ou ensaio ISC (Índice de suporte Califórnia)

MCT Plastilhas

Este processo define se a amostra é mais argilosa ou arenosa através da retração das pastilhas de solo e também do grau de plasticidade. No caso da retração, mede-se qual o tamanho da pastilha após a secagem e, então, coloca-se os anéis com solo sobre pedras porosas em contato com água. Com o tempo a umidade da pedra vai molhando a amostra até que elas fiquem saturadas, elas são cronometradas, após 2 horas serão rompidas no penetrômetro, o que resulta se o solo é ou não laterítico.

Solicitar Orçamento
MCT Plastilhas

MCT (Mini MCV e perda por imersão)

No ensaio Mini-MCV, utiliza-se um processo de compactação, permitindo que, durante a aplicação dos golpes, seja medida a altura do corpo de prova resultante após um conjunto de golpes aplicados. A densidade do corpo de prova tende a um valor próximo da condição de saturação. Para cada teor de umidade há uma energia (nº de golpes) que leva a amostra a este estado de compactação

Solicitar Orçamento
Ensaios especiais

Ensaios especiais

Cisalhamento: a resistência ao cisalhamento de uma massa de solo é a resistência interna por área especifica que essa massa pode oferecer para resistir a rupturas e a deslizamentos ao longo de qualquer plano em seu interior. É preciso compreender a natureza da resistência ao cisalhamento para que seja possível analisar os problemas de estabilidade do solo, tais como capacidade de cargas, estabilidade de taludes e pressão lateral em estruturas de contenção de terra (Das e Sobhan, 2014).

Ensaio triaxial: através do ensaio de compressão triaxial é possível determinar os parâmetros da resistência ao cisalhamento, sendo muito utilizado em ensaios de pesquisa e convencionais.

Para a realização deste ensaio, envolve-se o corpo de prova em uma membrana de borracha e coloca-o dentro de uma câmara cilíndrica preenchida com água. Submete-se o corpo de prova a uma pressão de confinamento por compressão do fluido da câmara. Para causar uma ruptura de cisalhamento no corpo de prova, aplica-se uma tensão axial através da haste de carregamento vertical.

Adensamento: o procedimento do ensaio de adensamento unidimensional foi sugerido, em princípio, por Terzaghi. Esse ensaio é realizado em um consolidômetro (também chamado de edômetro).

O corpo de prova de solo é colocado dentro de um anel de metal com duas pedras porosas: uma na parte superior do corpo de prova e a outra na parte inferior. Os corpos de prova geralmente têm 64 mm de diâmetro e 25 mm de espessura. A carga é aplicada no corpo de prova por meio de um braço de alavanca e a compressão é medida por um extensômetro micrométrico. O corpo de prova é mantido inundado durante o ensaio. Cada carga geralmente é mantida por 24 horas. Depois disso, a carga é duplicada, o que também dobra a pressão no corpo de prova, e a medição da compressão é mantida.

Desse ensaio, são interpretados parâmetros fundamentais para o cálculo de recalques de adensamento:

  • Coeficiente de adensamento: Cv;
  • Índice de compressão: Cc;
  • Índice de expansão: Cs;
  • Tensão de pré-adensamento: s’c .
Solicitar Orçamento

Ensaios geodésica "in situ"

É a exploração geofísica antecipada pela avaliação detalhada do solo, com seus parâmetros medidos a contar dos maciços rochosos e da superfície para o subsolo, as vezes por quilômetros

Solicitar Orçamento
Ensaios geodésica 'in situ'

Entre em contato agora mesmo!

Clique no botão e entre em contato para tirar dúvidas ou solicitar um orçamento.

WhatsApp Geoloc
Geoloc www.geolocengenharia.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×